Nós já havíamos falado aqui sobre o Phonebloks, o projeto de criar um smartphone que você mesmo escolhe as peças e monta da maneira que quiser – tanto o design, quanto os componentes internos. A Motorola, que até então tinha sua divisão de mobiles comandada pela Google, havia divulgado que estaria trabalhando nesse conceito há algum tempo, sob a alcunha de Projeto Ara. Mas depois da venda de toda essa divisão para a Lenovo, o destino desse glorioso conceito era incerto.

projeto-ara

Até que a gigante dos buscadores divulgou informações, através de sua rede social, de que está organizando uma conferência direcionada para desenvolvedores, justamente para falar sobre estes aparelhos desmontáveis. A Ara Developers’ Conference será focada na apresentação e na aprendizagem dessa nova tecnologia e ocorrerá nos dias 15 e 16 de abril deste ano.

O evento voltado à iniciativa dos smartphones modulares será dividido em três partes, com foco inicial na versão alpha do Kit para Desenvolvedores de Módulos (MDK), utilizado para criar partes de um aparelho – ou módulos Ara. A primeira conferência deverá oferecer descrições detalhadas de todas as funcionalidades do projeto, além de sessões extras a fim de receber o feedback dos desenvolvedores em relação ao kit.

O próprio Google afirma que o número de presentes na conferência, que ocorrerá no Museu de História de Mountain Vien, na Califórnia, será bem restrito, no entanto, um streaming com o recurso de perguntas e respostas será disponibilizado para quem não conseguir comparecer e quiser ficar por dentro da nova tecnologia.

O futuro continua incerto, porém agora temos a esperança de que alguém com recursos está trabalhando para, finalmente, colocar em prática a ideia cheia de potencial dos smartphones modulares.

Material desenvolvido em parceria do Zona Nerd com a Lojas Taqi.

Comentários