Logo do Archenemy

Salve jogadores de Magic!

My Undead Horde AwakensEsses dias eu e alguns amigos compramos um Deck desse novo formato casual de Magic: The Gathering para testarmos. É um formato casual Multiplayer para quatro ou mais jogadores que consiste em um dos quatro jogarem como o Archenemy, ou seja, um mago fodástico, com poderes do baralho (han-han) e que tem o objetivo de dominar o mundo (o velho cliché de sempre). Obviamente, os outros três jogadores são aliados que devem parar o inescrupuloso plano do inimigo fodão.

“Ah Bruno, mas três contra um não é covardia?”

Ahhhh, agora três contra um é covardia né? Mas cinco contra um pode?
Bom, em geral, três contra um fica BEM desbalanceado mesmo, mas não quando esse UM é o Archenemy. O principal motivo para esse modo de jogo funcionar é um deck grandão de vinte cartas que vem no pacote. Essas cartas são chamadas de schemes, algo como “planos” ou “esquemas” em português. A cada início de turno (mais especificamente na primeira fase principal) o archenemy vira a carta do topo desse grimório adicional para cima e realiza o seu efeito. São sempre coisas bem épicas com nomes e flavour texts dignas de um supervilão prestes a dominar o mundo (“Dance my pathetic marionette!”). Essas cartas adicionais tem efeitos apelativos como colocar cartas do cemitério em jogo, causar dano direto ao oponente, controlar criaturas de oponentes, descartar cartas dos oponentes e etc. Fora isso, o Archenemy também joga com um deck normal de 60 cartas, inclusa no pacote. Esse deck vem com algumas cartas já consideradas clássicas dentre os jogadores mais antigos como o Avatar da Mágoa e o Dragão Vampírico.

Baralhos

Os decks de Archenemy disponíveis são temáticos nos seguintes temas: Crie um apocalipse zumbi, Queime o mundo com fogo de dragão, Atropele a civilização sob os seus pés, Crie a máquina do juízo-final. O que nós compramos foi o de zumbis, obviamente! Numa loja daqui de Campinas nós pagamos R$ 60,00 pela caixa contendo um deck de 60 cartas comum e um deck grandão de 20 cartas de schemes.

Quanto ao jogo em si, podemos dizer que fica bem balanceado se o Archenemy jogar contra três decks de nível médio/médio-alto. Se você comprar o Archenemy e tentar jogar contra três decks pré-montados, pode ter certeza que o vilão vai chutar as bundas dos três magos principiantes. No dia que compramos, jogamos três partidas, uma com apenas decks básicos contra o vilão, outra com um deck basico e outros 2 decks mais normais e outra com os melhores decks que tinhamos disponíveis. No jogo contra os decks básicos, a partida acabou na terceira rodada. Nos outros dois o jogo foi bem mais balanceado mas mesmo assim o Archenemy só sucumbiu no terceiro jogo.

Em geral, é um modo bem divertido e que vale a pena ser testado. Seja você um jogador casual ou hardcore. Pra dar uma pitada a mais de emoção no jogo, recomendo ao jogador que estiver usando o Archenemy para ler as cartas de Scheme em voz alta, imitando um vilão, só para dar aquele feelings a mais… 😀

Falando em Magic, você que é de Campinas e região, já conhece o Zona Magic?

Por hoje é só, até mais galerinha!

PS: Já votou hoje na latinha de Sprite do Perlato?
PS2: Agradecimentos ao Scan, Luke e Dani que testaram o Archenemy comigo.