Na minha opinião, por muito tempo, a disputa entre as gigantes cinematográficas de animação nem era tão… disputada, a Pixar sempre colocou a DreamWorks no bolso, nem tanto por sua técnica de animação, mas sim por seus roteiros mirabolantes, universos detalhados e incrível mitologia dos filmes, enquanto a DreamWorks apenas fazia filmes de animais engraçaralhos.

Mas isso teve uma reviravolta nos últimos anos graças a alguns títulos, começando com o divertidíssimo Kung Fu Panda (ansioso pelo 3º), passando pela Origem dos Guardiões (nem sei se vai ter mais) e chegando a estrela, não só do momento, como de toda essa dissertação, que é a franquia animada de Como Treinar seu Dragão!

como treinar dragao zona nerd 1

Como Treinar o Seu Dragão
A saga começa com o que  parecia que seria mais um filme padrão de animal surtado da DreamWorks, só que com dragões, mas ele se revela muito mais profundo que isso, quando mostra um franzino viking chamado Soluço, que além de ter que aguentar a cobrança de macheza de seu pai (e líder da ilha de Berk), tem que lidar com esse novo problema, que é um dragão ferido aos seus cuidados.

Banguela é um dos animais mais carismáticos (sem ser ridiculamente fofo) que eu já vi no cinema! Ele é o equilíbrio perfeito entre a inocência de uma criança brincalhona e a agressividade de uma fera selvagem. Sua amizade com Soluço é construída tijolo por tijolo, durante mais de metade do filme, baseando-se em bondade, confiança e lealdade, tudo que qualquer amigo precisa ter.

O filme se destaca não só pelos dragões, mas pela grande maioria dos personagens, que apesar de viking caricatos, não são infantis e muito menos motivos de chacota, porque quando chega a hora da guerra, as piadas cessam (ligeiramente) e eles partem pra porrada. Além de toda a história e ambientação do filme.

Não vou me ater aos detalhes e nem spoilers maiores, mas ao fim do filme, o problema da guerra dos vikings com os dragões parece ter sido resolvida, e toda a Berk pode novamente viver em paz… ou não.

como treinar dragao zona nerd 2

Dragões: Pilotos de Berk
Os dragões vivem junto com os vikings agora, e onde todos acharam que haveria paz, deve haver apenas muita paciência e aprendizado para aturar essa nova companhia. Tudo isso é contado em Dragons: Riders of Berk. Tirando a péssima tradução (riders sempre é uma palavra difícil) a série animada não deve nada para sua versão grande tela!

A DreamWorks criou o costume de explorar suas franquias com séries animadas para TV, mas elas nunca mantém a qualidade dos filmes. Madagascar virou a série Os Pinguins de Madagascar (que logo vai virar um filme), que é bem divertido por sinal, mas não tem nem os protagonistas e nem metade das aventuras das versões cinematográficas. Com Kung Fu Panda: Lendas do Dragão Guerreiro, a coisa quase que foi diferente, a série explora muito o universo marcial do filme, mostra vários personagens, estreita dos lanços dos já existentes e capricha nas aventuras e golpes maneiros, mas peca na qualidade gráfica. Não deve ser fácil fazer os 800 milhões de pelos de um panda em CGI, então o acabamento da série deixa a desejar um pouco.

Isso não acontece em Pilotos de Berk! A série é muito bem feita e explora muito bem todo o universo apresentado no filme, mostrando várias novas informações sobre os dragões. Isso já é introduzido em parte no curta O Livro dos Dragões, presente no DVD do primeiro filme (e também completo no Youtube), mas a série vai além, mostrando várias novas raças de dragões, suas características, suas fraquezas, e como todos os personagens se viram como podem para aprender mais sobre todas elas.

como treinar dragao zona nerd 3

Dragões: Defensores de Berk
É assim que chama a segunda temporada da série animada, dessa vez, focada agora mais em mostrar o que há ao redor das ilhas de Berk. Apesar de ser uma série infantil, os inimigos os Defensores que conhecemos nessa temporada são tratados com seriedade e encarrados como ameaça real, rendendo ótimas histórias para a série, sem perder o ar de humor.

A todo momento a relação dos Defensores e seus dragões vão sendo exploradas, assim como as relações em si, ganhando sempre mais proximidade como amigos e confiança como equipe, elemento que o filme pouco explora, já que é bem mais focado apenas em Soluço. E por fim, novas ilhas são exploradas e mais raças de dragões surgem, acrescentando sempre mais do mesmo do que queremos ver em uma série de dragões.

como treinar dragao zona nerd 4

Como Treinar o Seu Dragão 2
O segundo filme acontece cinco anos depois da série, e conta uma nova saga de Soluço, Banguela e toda a turma, dessa vez, bem mais maduros. O filme tem um ar mais sombrio e sério do que o normal, mas sem perder as ótimas cenas de humor e os vikings e dragões extremamente carismáticos.

O filme deixa evidente que o que importa é o crescimento de Soluço, não importando os sacrifícios que precisam ser feitos, em  uma aventura emocionante, que além de expandir mais ainda a mitologia dos dragões, revela fatos importantes para o amadurecimento da história como um todo. Ao fim dessa jornada, não tem como você não ficar saltando na cadeira de empolgação pelo próximo filme que virá!

como treinar dragao zona nerd 5

Dragon Masters
A terceira temporada da série (ainda sem nome em português) está confirmada para Março de 2015, mas sem nenhuma revelação do enredo ainda. Antes de ver o segundo filme, eu ficava imaginando que essa temporada continuaria de onde o filme iria parar, mas agora vejo que talvez não seria muito possível.

A responsabilidade de levar um enredo mais adulto para uma série predominantemente infantil seria muito grande e talvez prejudicaria a audiência da mesma. Além disso, ainda há o buraco de 5 anos entre os filmes a ser preenchido, e acredito que é ali que a série vai se aprofundar no crescimento que todos os personagens tiveram para se tornarem o que vimos no segundo filme. E por fim, acredito que a DreamWorks vai reservar sua história mais atrativa para sua mídia mais forte, porque o que levaria o público ao cinema para um terceiro filme se a história que todos queriam ver já tivesse sido contada na TV?

Bom, eu iria de qualquer jeito. E você?

Comentários

4 comentários antigos