Acredito que boa parte dos nerds já devem ter se aventurado nos famigerados games point’n click, como por exemplo o clássico Monkey Island, ou na imensidão de Escape Games que existem nos portais de jogos em flash pela internet afora. Preciso confessar que eu nunca me dei muito bem com esses jogos, porque eu sempre queria mexer onde não dava ou ficava pensando em combinações que poderiam ser úteis para sair da sala, com as quais o jogo logicamente não era compatível.

escape room sp sala lado b misterio

Acredito que a solução para meu problema tenha surgido com a descoberta das casas de Escape Room, locais que simulam esses jogos de fuga em um ambiente real, onde você está totalmente apto a tomar a decisão que vier a sua mente… e viver com a consequência dela.

As casas de Escape Room trazem um conceito novo e intrigante para o país. Você entra em uma sala que conta com uma história de acontecimentos e toda uma temática e a partir desse momento você tem que fuçar na sala toda, achar todos os objetos, pistas, charadas, documentos e tudo que possa te ajudar a desvendar o seu mistério e poder sair dela. Ah, em menos de 60 minutos, eu tinha falado isso?

escape room sp fachada game sao paulo

Fomos convidados pelos sócios João Antonini e Toni Wang a conhecer o Escape Room SP, localizado na Vila Mariana, em São Paulo. Atualmente ela conta com duas salas disponíveis, mas mais duas já estão planejadas, inclusive uma delas com temática de horror a lá H. P. Lovecraft. Após uma ótima recepção e bate-papo, a equipe Zona Nerd e seus agregados encararam o desafio.

Entramos na sala Lado B, que conta a história de um cientista e suas recentes descobertas. Durante toda a prova, foi necessário inteligência, raciocínio, criatividade e trabalho em equipe, pois são dezenas de coisas para se ver e várias formas de se interpretar. Ela é repleta de objetos cenográficos que não significam nada para os enigmas, mas que não fogem da temática e estão lá só para atrapalhar sua atenção. Nosso resultado? saímos da sala com apenas 52 segundos no cronômetro!

escape room sp zona nerd lado b ganharam

Acredito que essa é a forma de entretenimento mais imersiva atualmente. Até mesmo as famosas sessões de RPG live-action envolvendo gente estranha de roupa preta em lugares sinistros ainda pode ser quebrada e levar os jogadores a terem pensamentos e atitudes fora do jogo, usando suas habilidades reais para obter vantagem. No Escape Room SP não é assim, você dá o máximo das suas percepções e deduções para ganhar. Não há como pensar fora do jogo.

O único ponto negativo que reparei foi que algumas vezes os enigmas, apesar de bem legais de resolver, não faziam muito sentido em relação a história da sala. Era como se não houvesse motivo para aquele objeto estar daquela maneira naquele lugar, um sentimento familiar de jogadores de RPG que se aventuram em masmorras e se perguntam “O que aquela alavanca está fazendo ali?” todo o tempo.

escape room sp ganhadores perdedores parede vitoria

O custo da brincadeira pode assustar para padrões não-paulistanos, R$79,90 por pessoa por sessão de 60 minutos, mas se levarmos em conta a distinção da atividade e a frequência com que ela pode ser realizada, você pode perceber que o valor vale a pena pela experiência diferente que você vai ter.

Gostaria de agradecer ao João e o Toni pelo convite e ao staff Danilo por toda a ajuda e atendimento. É esperado que a popularidade dessas atividades Escape Room aumentem e se espalhem pelo Brasil a partir de agora, podendo torna-las mais acessíveis, com mecânicas mais elaboradas e exponencialmente mais divertidas.

Escape Room SP
Rua Bagé, 268. Vila Mariana

Site | Facebook
contato@escaperoomsp.com
(11) 95328.1005

Funcionamento:
Finais de semana e feriados, das 13h às 23h.
Durante a semana, somente corporativo, através do e-mail corporate@escaperoomsp.com

Você também pode gostar disso

Comentários