Falta pouco para você finalizar uma fase ou acabar com aquele seu adversário, mas na hora H, a conexão cai, o jogo trava e você perde a oportunidade da sua vida. Tudo bem, estamos fazendo um pouco de drama. Mas, quem nunca se irritou quando a conexão cai bem no meio do jogo? Para ajudar a solucionar problemas no desempenho em jogos online, listamos a seguir algumas dicas preciosas. Acompanhe!

Young gamer playing do Shutterstock

Ping!
O ping é um teste de velocidade da Internet que determina a demora da chegada de uma informação a outro ponto no ciberespaço. No caso de jogos online, o ping mostra quanto tempo demora entre o comando dado no seu computador e a chegada dele no servidor onde estão conectados os outros gamers. Quanto menor o ping, melhor a sua conexão. O ideal é que o ping esteja abaixo de 25 ms, mas uma resposta em até 50 ms pode ser suficiente para jogos menos complexos. O ping pode ser medido no próprio computador. Uma máquina rápida — preparada para games —, uma boa conexão — pelo menos com velocidade de 2 MBps —, poucos programas rodando, menos uso paralelo da Internet e um jogo atualizado ajudam a reduzir o ping.

Upload
A taxa de upload da sua conexão é importantíssima para manter o ping em velocidade ideal. É essa taxa que indica a quantidade de informações que sua conexão é capaz de enviar ao servidor em um segundo. Um plano de Internet com taxa de download mais veloz necessariamente oferece também um upload mais adequado ao jogo online.

Slow motion acidental
Seu jogo online está em câmera lenta? Pode não ser só um problema de conexão, mas com a sobrecarga na placa de vídeo. É muito comum que esse tipo de equipamento seja capaz de reproduzir algo como 30 quadros por segundo (frames per second – FPS) quando há alguns jogos que precisam de velocidade de 60 FPS. O déficit faz jogos como Mortal Kombat e Street Fighter rodarem mais lentamente e, nesse caso, a solução é trocar a placa de vídeo ou reduzir a qualidade gráfica, para ficar compatível com a performance da placa.

Um computador com pouca memória RAM também pode tornar o jogo lento ou até causar travamentos abruptos. Jogos como Watch Dogs precisam de algo próximo a 6 GB de memória ram. Nessa questão, não há muito o que fazer: é preciso comprar mais memória para garantir o divertimento.

Especificações mínimas
É absolutamente imprescindível que as especificações mínimas do jogo sejam respeitadas. Dependendo da velocidade do processador, um game pode nem abrir ou o computador desligar abruptamente por superaquecimento. Portanto, antes de adquirir um jogo, leia as especificações e instale um programa que faça o monitoramento da temperatura. Passou de 50ºC? Hora de dar um tempo!

Equipamento nota 10
Para se divertir ao máximo, é essencial ter um bom monitor, com alta velocidade de resposta e bom contraste. Vale a pena também investir em mouses precisos e suaves, que facilitem movimentos rápidos. Um teclado confortável também te deixa mais relaxado na hora de vencer aquele oponente pesado.

Mas lembre-se! Com Internet boa, o jogo online fica muito mais fluido e divertido. A Claro Internet, a NET Virtua e a NET Internet oferecem pacotes com alta velocidade para garantir seus momentos de diversão sem travamentos. Conheça os combos disponíveis e assine já!

Comentários