Os malefícios que a nostalgia desenfreada traz para nós

Admito! Eu sou um nostálgico! Adoro relembrar boas memórias, ter conversas de final de festa sobre as outras épocas e ainda me sinto cativado por fazer coisas que costumávamos fazer em nossos anos dourados. Mas meu sentimento vai parando por aí, antes mesmo de se tornar um sentimento agressivo e mimizento, características fortes de certas pessoas pelas quais eu venho nutrindo uma delicada aversão, pessoas as quais eu chamo de Maus Nostálgicos.

nostalgia fox kids cartoon desenhos animadosVintage television do Shutterstock

Nós vivemos hoje uma época de nostalgia entre o público de 20 a 35 anos. Os sentimentos de que “na minha época era melhor” está cada vez mais forte em todo o canto. Eu imagino fortemente que o surgimento desse movimento nostálgico que vivemos está relacionado com a criação do Youtube em 2005. A partir de lá, pessoas do país todo tiveram fácil acesso a vídeos diretamente vindos de sua infância, eram aberturas de desenhos animados, jogos de futebol de Seleções de outros anos, reportagens investigativas, programas humorísticos, novelas, entre outros. No começo foi legal, pessoas relembrando uma gloriosa época de suas vidas, mas hoje, em alguns casos, esse nobre sentimento se transformou, dando lugar ao desprezo e desrespeito pela geração atual.

Essa época nostalgia é evidente! Tivemos Caverna do Dragão passando na TV Globinho, a volta do chocolate Lollo, o relançamento do brinquedo Genius, um novo modelo do console Super Nintendo, além dos inúmeros remakes que a industria cinematográfica anda nos propondo. Isso se dá por conta de um sentimento de revolta e desânimos sobre os escândalos da sociedade atual… ou pode ser só tristeza com o fim do mundo mesmo.

A questão é que os maus nostálgicos tem se proliferado cada vez mais e eu, como um nostálgico vívido, me sinto incomodado, principalmente na área de desenhos animados, principalmente depois que vi o seguinte comentário no Youtube:

Sim, eu assistia e adorava vários desenhos antigos, mas diferente do cara acima, eu não deixo minhas memórias atrapalharem meu julgamento, além do mais, eu ainda assisto desenhos animados regularmente e acredito que o individuo em questão claramente não conhece a história completa de Ben 10 e não tem discernimento para lembrar que tacar um peão possuído em uma maquete de cidade não era legal. Eu sei que hoje em dia há ótimos desenhos em exibição, como Hora de Aventura, Apenas um Show, Justiça Jovem, Chowder, Ben 10: Ultimate Alien e Clone Wars, assim como sei também que temos boas porcarias hoje, da mesma forma que tínhamos porcarias nos anos 80 e 90.

Entendem? Sempre haverá o bom e o ruim a cada geração! Isso incluí desenhos animados, música, vestuário, tribos urbanas, costumes e celebridades. Ninguém gosta quando nossos pais nos dizem que “hoje tudo é fácil! quando eu estudava, tinha que andar 34km até a…”, então as pessoas mais novas também não gostam de escutar que “minha infância foi melhor que a sua!”. É lógico que a sua infância vai ser sempre a melhor, por isso se chama infância, se fosse pra comparar qual é pior, se chamaria sogra.

Antes de encher o saco dos mais jovens, fazer comparações sem sentido e contar vantagens ridículas sobre eles, nós devemos é olhar para nossas próprias costas e ver que fomos bem retardados uma época. É claro que todos tem o direito de ser e que hoje, os tempos mudaram, devemos respeitar nossa nova sociedade, gostando dela ou não.

Ps.
Quase esqueci! Isso incluí Power Rangers também! Eu já assisti todas as temporadas, e lhe garanto: A primeira, aquela dos dinossauros que todo mundo adora lembrar, do Ranger Verde e da Rita Repulsa, tinha muuuuitas coisas bestas sem sentido e as mais recentes tem também muuuuitas coisas boas. Então, sosseguem e deixem os Super Samurais em paz.

8 comentários sobre “Os malefícios que a nostalgia desenfreada traz para nós

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • terça-feira, 11 de dezembro de 2012 at 16:49
    Permalink

    Muito bom o texto!
    Acho que os “nostalgicos malas” são uma das… digamos… “tribos”… mais chatas da internet. Se bem que a competição é brava…

  • terça-feira, 11 de dezembro de 2012 at 17:44
    Permalink

    Falou e disse!

  • terça-feira, 11 de dezembro de 2012 at 18:58
    Permalink

    Realmente existem nostálgicos que são um belo pé no saco. E concordo: Há alguns poucos desenhos muito bem feitos no Cartoon Network de hoje em dia (Apesar de eu concordar que o Cartoon Network antigo é deveras melhor)

  • quarta-feira, 12 de dezembro de 2012 at 12:53
    Permalink

    Texto simplesmente, excepcional!

  • sábado, 29 de dezembro de 2012 at 4:04
    Permalink

    No meu tempo, as críticas em blogs eram melhores.

  • sábado, 29 de dezembro de 2012 at 19:21
    Permalink

    cara concordo com vc que cada gereçao tem seus bons e maus mais nossa geraçao digo a do anos 80 foi muito especial pois eles teve liberdade em todos os meios estava acabando a ditadura e com isso tv musica e a sociedade buscava uma nova identidade.

  • sábado, 29 de dezembro de 2012 at 20:03
    Permalink

    Falo e disse, eu tinha mania de dizer que os desenhos da minha época eram melhor do que os desenhos de hoje. Então um dia eu resolvi parar e ASSISTIR os desenhos de hoje e eu entendi que não existe desenhos ruins e sim os que não são do nosso gosto. Por exemplo, eu Hora de Aventura e Apenas um Show e não gosto de Ben 10, apenas por não ser do meu gosto, assim como antigamente eu adorava Maravilhoso mundo de Bob e não suportava a Cavernas dos Dragões, sempre vai existir um desenho que você não goste, mas não significa que ele não preste por ser de tal tempo!

  • sábado, 29 de dezembro de 2012 at 22:28
    Permalink

    sei la pra mim tem mt mt mt poucos desenhos q eu curto hj em dia, na verdade só 2 flap jack e phineas e pherb, mais o que são 2 desenhos comparados a 20 q eu era viciado antes? eu lembro q eu podia passar o dia inteiro(literalmente) vendo desenho qd era pequeno, hj fui botar no cartoon e nick me decepcionei, não consegui ficar 5 minutos assistindo