Fazia tempo que eu não jogava algo tão envolvente e bem acabado.

papo yo zona nerd 1

Desenvolvido pela canadense Minority e criado pelo colombiano Vander Caballero, que se baseou em sua própria infância traumática para criar o enredo, o jogo conta a história de um brasileirinho chamado Quico, que por causa dos abusos do pai alcoólatra, criou todo um mundo de imaginação e fantasia para escapar da realidade, e é nesse mundo que ele vive a aventura de Papo & Yo.

O jogo consiste em uma série de puzzles físicos que envolvem empilhar, empurrar ou girar caixas para encontrar ou criar o caminho para a próxima área. O diferencial fica por conta do visual do jogo, construído todo por intermináveis casas de favela e as manifestações imaginativas de Quico, representadas por linhas de giz durante todo o jogo, permitindo que o cenário pudesse dobrar, virar, pular, flutuar, tudo que a imaginação de uma criança poderia produzir.

O jogo é repleto de referencias a realidade, incluindo drogas, alcoolismo e abuso familiar, sendo a maior delas, a própria criatura que acompanha Quico por quase todo o tempo, apelidada apenas de Monstro, que na maioria das vezes é dócil e preguiçosa, mas que quando ingere os sapos venenosos, fica “de fogo” e muda completamente seu comportamento. Nenhuma das alegorias está lá de graça, todas contribuem para a construção da linha guia do jogo, e para um final surpreendente.

A trilha sonora é um show a parte, trazendo um ritmo latino com toque de samba (que essa mente musicalmente limitada consegue perceber), mas sem ficar repetitivo, sendo totalmente envolvente e combinando perfeitamente com a temática e a dinâmica do jogo, até mesmo os efeitos sonoros do robozinho que lhe acompanha durante parte do jogo são feito com uma cuíca. O jogo não tem nenhum idioma falado, sendo todos os diálogos são ditos em alguma outra língua indígena (que pode até existir de verdade), mas tudo com legendas em português do Brasil disponíveis.

papo yo zona nerd 2

Papo & Yo foi lançado em agosto de 2012 para Playstation 3 e em abril de 2013 para PC. No começo desse ano ele foi distribuído através do Humble Bundle, onde eu consegui com um preço bem camarada, mas atualmente ele se encontra no Steam pelo preço de R$24,99. O jogo é relativamente curto, média de 5 horas para termina-lo, então se quiser colocar ele na wishlist e esperar uma promoção, é uma boa pedida!

Comentários