É com muito prazer e emoção que chegamos ao final de mais um temporada da jornada de uma das melhores séries de animação da atualidade. Eu gostaria de ter dissertado sobre as outras temporadas, mas na época eu não tinha o costume de escrever sobre séries de forma tão específica, que não fosse uma indicação geral, mas tudo mudou, quando a nação do fogo atacou e vamos ver no que vai dar.

Como tenho intenção de tratar de pontos específicos da série, o texto vai estar cheio de spoilers da temporada em questão, então se você ainda não viu ela completa, trate de ver ou espere até passar na Nickelodeon brasileira, e depois volte aqui.

korra book review zona nerd 1
A série com certeza amadureceu muito, elementos mais sombrios surgiram, mas sem tomar o lugar das passagens cômicas que a deixam tão divertida. Preciso ressaltar os casos de morte que tiveram nessa última temporada, em especial uma. Durante a série original, e até mesmo nos dois primeiros livros do spin-off, cenas de mortes já haviam sido testemunhadas, mas a situação que ocorreu com a Rainha da Terra foi um passo adiante. Diferente das outras ocasiões, essa cena foi mostrada de perto, quase sem cortes, expondo todo o sofrimento da vítima e não deixando dúvidas de sua morte, e mesmo que o terreno tivesse sido preparado (ah? ah?), eu não esperava por essa. Com certeza isso é um elemento conhecido e consagrado das animações japonesas, e acho que foi muito positivo a série ter guinado para esse lado.

korra book review zona nerd 2

A cada livro, os criadores precisam inovar as formas da dobra, e nesse não foi diferente, apresentando uma grande quantidade de dobradores de ar e de metal, além de um dobrador de lava e de uma dobradora de água que não tinha os braços. Todos esses elementos renovam o aspecto marcial da série, mostrando combates emocionante e, como sempre, extremamente bem coreografados. E assim como os dobradores, novos personagens e histórias precisam ser apresentadas, sendo que nesse quesito, Su Beifong e todos os membros da Lótus Vermelha fazem bonito.

Durante o meio da temporada, tivemos a semi-assustadora notícia de que A Lenda de Korra pararia de passar na Nickelodeon! A internet ficou alvoroçada com a suposta possibilidade do cancelando da série, mas por fim, a notícia só queria dizer que o desenho deixaria de passar na televisão, e seria somente transmitido online pela própria emissora e por outros sites de streaming. Isso se deu por conta dos baixos índices de audiência e altas taxas de download de cada episódio, isso revela não só detalhes sobre seu público alvo em particular, mas também sobre uma grande tendência para os próximos anos, que pode vir a ser discutida aqui em outra postagem.

korra book review zona nerd 3

Acredito que um dos problemas que pode estar fazendo Korra não ser tão marcante como a série original é que ela está sendo rigidamente dividida em diferentes aventuras. Em A Lenda de Aang, tínhamos um objetivo único: Derrotar o Senhor de Fogo. E ao longo da série, várias outras aventuras ia criando o caminho, mas nunca se afastando muito desse destino. Já a Lenda de Korra, mostrou até agora três temporadas em que ela enfrenta três inimigos diferentes, que com exceção das mudanças no universo, quase não se relacionam de forma nenhuma. Isso não tira toda a qualidade e beleza da nova série, mas se um dia me perguntarem se eu tinha alguma sugestão para ela ser melhor, com certeza é nesse ponto que vou bater.

Ao fim desse livro, temos duas grandes constatações que poderão afetar a próxima e última etapa: Jinora é consagrada mestre do ar, e não só aparece careca (precisava ser careca pô? ) como é apontada como uma das pessoas que vai liderar os novos Nômades do Ar. E por fim, Korra é vista meio debilitada e pelo visto, afetada emocionalmente, sinceramente não sei se isso terá relevância, mas com certeza foi um final diferente.

korra book review zona nerd 4

Ainda há dúvidas de como vai ser a logística de transmissão dessa última temporada e que história irá contar, mas ela ainda continua invicta no meu coração e tenho fé de que saberão encerrar bem essa ótima jornada que está sendo a Lenda de Korra.