O conceito de craft nos games sempre me fascinou, mas acho que um dos motivos de eu não simpatizar com alguns jogos, inclusive o fenômeno Minecraft, é que eles carecem um pouco de objetivo. Você passa dias (no melhor dos casos) juntando material e montando a porra toda, para no final, não fazer nada com ela. Mas é aí que eu lhe apresento aquilo que preencheu minhas horas vagas (e não vagas) nos últimos 3 dias. É chegada a hora de finalmente fazer alguma coisas com o que você constrói, e porque não que seja guerra?!

robocraft banner zona nerd

Robocraft é um MMO gratuito, com um conceito tão simples que eu não me lembro a última vez que eu vi sendo tão bem executado. Utilizando cubos de diferentes materiais, rodas, foguetes e asas de uma gama de tamanhos e potências, e armas dos mais variados tipos, você constrói sua pequena máquina de destruição, e manda ela para a porradaria.


A partida tem uma mecânica simples: Ou você mata todos os seus inimigos (sendo 13 de cada lado ) ou você conquista a base inimiga permanecendo em cima dela. Além das partidas serem curtas, entre 4 e 8 minutos, a melhor parte é que, assim que você é destruído, você tem a opção de sair da partida, ganhar suas recompensas, já fazer as alterações que desejar no seu veículo, e partir para outra! Você só espera se quiser!

robocraft truck

O jogo é muito equilibrado, além do seu nível, que regula quanto de equipamento seu robô vai poder ter, há por sua vez o tier do seu robô, que regula em que nível ele está, colocando ele nos campos de batalha com robôs do mesmo nível. A cada partida você junta tech points para pesquisar novas peças e resource points para de fato compra-las.

A árvore de tecnologias é enorme, e todos elas podem ser comprados com dinheiro do jogo, então é desnecessário dizer que as combinações são praticamente infinitas. A diversão mora em você, com sua engenharia da Universidade de Boston, tentar as suas próprias construções, técnicas e estratégias, baseadas em testes, explosões e no “acho que assim vai dar”, criando os melhores e mais deturpados robôs que você pode imaginar.

robocraft skill tree

A única parte que achei ruim é que, apesar dele ser um jogo online, não existe um lobby antes das partidas, e mesmo o jogo te organizando em partys de três jogadores, muitas vezes você perde, sai da partida e entra em outra, sendo que a primeira nem acabou, então as chances que você vai jogar com seus amigos serão poucas, mas mesmo assim, é uma diversão barata e garantida para quem gosta de craftar (ugh) as coisas.

 

Comentários