Muito tem se falado sobre essa nova expressão que toma conta dos eventos ao redor do país. Antes chamada de sessão de fotos e autógrafos, o Meet & Greet é o momento do evento que qualquer fã tem a oportunidade de *conhecer e cumprimentar* sua celebridade favorita. Qualquer fã que pagar, é claro.

Diferente de um quadrinista ou escritor, o ator ou atriz não tem um produto físico para comercializar, muitas vezes vivendo apenas de sua imagem. Esse justamente é o seu trabalho: usar sua imagem e seu carisma para dar vida à um personagem e atrair espectadores para sua série ou filme, trazendo lucro e rentabilidade para a emissora que trabalha. Essa justificativa não desmerece de forma alguma a atitude de qualquer ilustrador ou mesmo ator que opta por não cobrar por fotos ou autógrafos, esses realmente são os verdadeiros ídolos.

autografo celebridade comic con evento

E porque será que essas celebridades não cobram nada quando você encontra eles na rua? Bom, pra começar, há algumas celebridades (muito mal vistas) que cobram sim, mas no geral não cobram de fato. A resposta é simples: porque eles não estão trabalhando. Quando você encontra qualquer ator ou atriz na rua, eles não tem obrigação de te dar atenção, se você for rude ou insistente, eles podem simplesmente sair andando ou até mandar pra cima de você algum segurança à paisana que estava com eles na padaria o tempo todo. A quantidade de atenção que a celebridade irá te dar vai do gosto dela, sendo essa a relação natural com qualquer fã, mesmo eles sendo pessoas comuns. Aceite isso.

Quando esse profissional está em um evento, ele está trabalhando, está sendo pago para interagir com fãs educados e fieis à franquia que trabalha, mas também com qualquer tipo de pessoa que se dispôs a pagar a quantidade necessária para estar junto com ele. Qualquer tipo, sem restrição, seja fedido, indelicado, grudento ou desagradável no geral, é obrigação da celebridade ser amável e cortês com todos.

covidados comic con experience

Bom, estabelecido que eu concordo com o fato das celebridades cobrarem por fotos e autógrafos em eventos, vamos tratar do ponto mais polêmico desse assunto e que foi o motivo geral dessa redação: O preço cobrado por celebridades na Comic Con Experience 2015.

Apesar de muitos nerds ficarem chocados com o fato das celebridades estarem cobrando por fotos e autógrafos, eu realmente só dei atenção à aqueles que se impressionavam com o valor pedido, já que esse sim, acredito eu, estava totalmente fora dos padrões. Foi divulgado pela organização do evento que todos os valores de fotos e autógrafos são definidos pelos próprios artistas e que a CCXP apenas cede a infraestrutura para essas atividades. Caso você não tenha acompanhado essas informações, vou resumir aqui:

convidados ccxp preco autografo foto

A primeira comparação que faço é com o próprio Steve Cardenas, que esteve no Brasil em Abril de 2014 em uma evento gratuito realizado em São Paulo pela 4Fun Fest (a mesma que trouxe Jason David Frank, o Ranger Verde, para o Brasil em 2013), onde ele cobrou R$40,00 por cada foto ou autógrafo. Levando em comparação o dólar da época (cerca de R$2,30) podemos até afirmar que seu custo está bem semelhante, fazendo ele o mais sensato entre os convidados.

autografo ranger verde tommy brazil

Apesar dos valores John Rhys-Davis e Anna Popplewell estarem longe do ideal, o foco mesmo é Misha Collins, no qual foi um dos principais chamarizes do evento. Considerando a conversão do dólar no mês passado, acredito que o valor cobrado pelo ator foi de aproximadamente U$100,00 por foto, fazendo muita gente quebrar o porquinho ou a cabeça pelo evento.

A fim de exemplificar mais minha comparação, separei algumas celebridades, muitas delas em maior evidência atual que os convidados brasileiros, e os valores cobrados por elas em eventos nos Estados Unidos e Canadá em 2015 e para 2016.

preco autografo celebridades fotos comic con

Consigo imaginar que realmente não é fácil trazer uma celebridade para o país e que não podemos esperar qualquer uma que esteja muito em evidência no momento, já que uma viagem internacional desprende muito mais tempo que o normal e sua agenda é bem mais comprometida. Longe de mim julgar como qualquer pessoa gasta seu dinheiro, inclusive fico bem feliz em saber que as pessoas conseguiram realizar seus sonhos em conhecer aquele ator querido, mas uma das coisas que mais me incomodou foi a forma como o público tratava cegamente as pessoas que decidam pegar os valores estabelecidos, sendo que na maioria das vezes havia muito xingamento e ofensas.

sylvester stallone autografo caro foto

Estou aqui simplesmente para transmitir minha opinião de que esses valores são altos para nossa realidade, sendo que mais pessoas poderiam se beneficiar caso fosse mais acessível, uma vez que que as celebridades visitantes precisam ter ciência da nossa situação em suas visitas futuras, seja em eventos à parte ou em próximas edições das Comic Con Experiencie, caso ainda seja de interesse delas se beneficiarem com a tão falada ótima recepção do fã brasileiro.

Você também pode gostar disso

Comentários

Um comentário antigo