Nossa! Quanto tempo! Bom pessoal agora que estamos com um servidor novo e estável, espero que a coluna Soft Ué? volte a sua periodicidade de sempre.

Estou iniciando hoje uma pequena sequência de programas ideais para restaurar o desempenho original do seu computador da melhor meneira que eu conheço… Formatando ele!! Apesar deste blog ser com certeza frequentado por experts em informática, a casta nerd não se resume a info-entendidos, portanto, como diria Jack o extripador, vamos por partes.

Seu computador é formado pelo HARDWARE que são as peças fisicas do computador (placas, monitor, hds, etc) e os softué? SOFTWARES que fazem seus jogos e programas usarem estas peças para funcionar. No meio termo existem os DRIVES ou DRIVERS que são as coordenadas que fazem seu computador entender como usar determinada peça, se você por exemplo troca sua placa de video, tem que trocar o driver também. Geralmente quando você compra um computador ele vem prontinho para uso, com todos os drivers instalados e tudo mais. Porém pode ser que algum tempo depois vc queira formatar seu computador. Então? Onde achar estes drives. O certo seria cada peça vir com um CD com os drives, mas muitas vezes quem vendeu não fornece os CDs (de má fé as vezes) ou o dono idiota inexperiente perde os cds, a solução seria caçar na internet tudo desde o inicio, mas como descobrir qual é sua placa mãe ou seu sistema de som? mais um problema né?

Bom, vamos para a solução mais prática… DRIVERMAX (download).

Você instala, ou usa sua versão portable deste programinha ANTES de formatar seu PC e ele faz uma varredura de todos os drives instalados no seu PC e cria um arquivo .zip para ser salvo em um pendrive, por exemplo. Logo depois de reinstalar o OS é só usar o programa de novo e todos os drives voltam para seu lugar. Digo sem sombra de dúvida que assim eliminamos a parte mais chata de formatar o computador.

86090O Programa é bem intuivo, é ir em “Backup drivers” para fazer uma varredura no seu computador. isso pode demorar um pouco, principalmente se você tem muitos periféricos no seu computador. Logo em seguida depois de colocar o OS de novo é só ir em “Restore drivers from backup” e escolher onde salvou o arquivo que ele coloca tudo de volta.

Existe também a possibilidade dele escanear sua máquina e procurar, usando a internet, no banco de dados do desenvolvedor qual é a melhor opção. Não aconselho muito esta opção pois existem banco de dados melhores que este e ainda precisa fazer um cadastro para utilizar este recurso.

Enfim. Se você perdeu ou nunca vui seus CDs de instalação ou até mesmo formata computador dos outros como hobby ou profissão, este programinha vai te ajudar bastante. Nas proximas colunas vou mostrar outros programas e maneiras práticas de formatar sua máquina.

Comentários