Estava dando uma geral nas minhas coisas, quando achei esta coluna jogada dentro de uma gaveta, até pensei em jogar fora, mas quando tirei a poeira dela e vi que ainda tem muita serventia. O blog cresceu tanto e tem tantos leitores novos que é bem possível que a maioria nem me conheça, já que faz um tempinho razoável que eu não posto. Então vamos começar do zero! Eu sou o Perps e essa á a Soft ué?, coluna onde eu, fuçador compulsório e curioso, faço reviews e comentários aleatórios sobre informática e tecnologia.

Mas vamos começar logo! Hoje vou falar sobre a PCTV, um brinquedinho que foi conceituado originalmente pelos chineses mesmo, ou seja uma coisa realmente original findo direto da cabeça dos gênios da terra do pastel. Ela tem vários nomes, pode ser GoogleTV, SmartMedia, AndroidTV, enfim… a verdade é que essa belezinha nada mais é que um gadget android (de configuração respeitável) sem a tela e com uma saída de vídeo que transforma sua TV em tablet gigante, abrindo uma infinidades de possibilidades.

Há alguns meses, no aniversário dele, o Perlato ganhou de mim um Media Center; brinquedinho parecido, que deixa ele pegar alguns dos nossos 456755526 episódios de seja lá o que for, colocar no pendrive e assistir na nossa TV de 72″ FullHD 4D, nada de novo! O PCTV além de fazer tudo isso, tem todas as funcionalidades do melhor celular android de que você já viu. Rodando a versão ICS (4.0.3) ele tem uma interface super bacana e é compatível com a maioria dos aplicativos do GooglePlay, é possivel controlar ele pelo controle remoto ou simplesmente usar as duas portas USB para colocar um teclado e um mouse para realmente se sentir na frente de um PC.

Ok! Ok! O Android pode não fazer tudo que um PC faz! Mas em 90% dos casos você vai poder contar com uma máquina a mais em casa, já que com um A10 de 1,2gHz e 1gb de memória ram é possivel acessar qualquer site da internet, assistir filmes em HD e rodar todo o arsenal de joguinhos para android (jogar Angry Birds numa LCD HD é demais). Ou seja, chega de brigar com sua irmã para usar o PC e ficar vendo o facebook, agora qualquer um de vocês pode fazer isso no conforto do sofá da sala. Inclusive chega de ficar transportando episódios no pendrive; com o app certo, você consegue acessar a rede da sua casa pelo wi-fi e rodar as episódios direto do seu PC.

E ainda roda NetFlix! Pra que comprar uma $mart TV se com esse equipamento você transforma até uma tv de tubo em um canal completo de acesso a internet Tenha todos os site de vídeo a sua disposição ao alcance de um apertar de botão.

Tudo isso em um equipamento minusculo (e olha que eu comprei um modelo maior) que pesa um pouco menos que nada. Existem diversos modelos, a maioria se parece com um pendrive, só que com uma saída HDMI no lugar do USB. Eu optei por um modelo um pouco mais robusto com antena wifi externa, duas entradas usb e entrada ethernet (já explico porque) mas na prática todos eles fazem a mesma coisa. O que comprei foi um dos mais caros que tinha e custou apenas 70 obama$.

É uma enxurrada tão grande de vantagens que eu fico triste de não ter comprado um desses antes, mas vamos ser verdadeiros e falar também dos aspectos que devem ser melhorados;

• O bixinho esquenta que é uma barbaridade e não tem cooler. Isso aparentemente não causa nenhum efeito nele, mas me deixa com um pouco de receio.
• Videos com mais de 20mb/min ficam com leg pelo wifi, nada que não seja resolvido cabeando direto do roteador e usando a porta ethernet.
• Alguns apps ainda não são compatíveis com o ICS, mas isso o tempo resolve sozinho.
• A antena externa é meio fraquinha, tive que colocar uma de 5db para pegar bem o sinal em casa, a sorte é que o encaixe é universal.
• Muito caro no Mercado Livre Brasil! Recorra ao Ebay e sites tipo DealExtreme ou Focal Price, prefira estes últimos, mesmo que seja um pouco mais caro, são mais confiáveis.

Resumindo: Feche os olhos e compre, excelente custo benefício! Ainda falta um pouquinho pra ficar perfeito, mas já vale muito a pena. Aqui tem alguns anúncios bacanas no DealExtreme e no Focal Price, escolha o que melhor se encaixa no que você precisa e até a proxima.

Comentários

11 comentários antigos

  1. Hahaha também tenho um também desses em casa, mais especificamente no quarto. Muito, muito prático! Não fico mais sem. Só um detalhe: o meu modelo não esquenta muito! Achei que teria esse problema, mas não, não fica mais quente que um celular ligado ao wifi por exemplo. Thumbz up!