Realidade Aumentada….Este é um conceito relativamente novo no mundo das intefaces digitais. Ela consiste em suplementar o que seus olhos veêm com informações adicionais. Um exemplo classico disso são os piloto de caça que veêm em sua tela a mira e as informações do alvo que se sobrepoe com a visão real do mesmo. Ainda não entendeu? Vou dar um exemplo nerd.

Na primeira temporada de Dragon-Ball os guerreiros dbzsayajin tinham óculos especiais que mostravam o poder do seu oponente só de olhar para ele…Pronto, o perfeito exemplo de Realidade Aumentada.

As aplicações na vida cotidiana são imensas:

Um dos aparelhos pioneiros neste sentido é o iPhone, com o devido aplicativo instalado nele é possivel apontar sua câmera em direção a um prédio e saber, por exemplo, quais as lanchonetes dentro dele. Mais prático ainda, e nacional, o Bradesco lançou um applet para  iPhone que permite ao apontar o aparelho para o horizonte, saber a direção e distancia de uma agência do Bradesco, como mosta este video.

Considerando agora a parte legal desta tecnologia; Em um futuro próximo games vão reconhecer movimentos e objetos na vida real e transporta-los para o meio digital de uma maneira bem mais eficiente, deixando assim o game bem mais realista.

Em um futuro um pouco mais distante óculos especiais vão fazer mesclar a realidade com o digital tornando o aprendizado de qualquer área bem mais fácil.

Para vocês terem uma ideia legal de tudo isso, assistam o video de uma repostagem que passou no programa Olhar Digital.

Comentários

6 comentários antigos

  1. Já conhecia essa tecnologia, o download para programação dela é gratis aqui no brasil, n só gratis como os programadores incentivam a utilização para melhoramento dessa tecnologia em nosso pais

    … se eu tivesse web cam eu tentava T_T

  2. Pingback: PapibaLinks (04 à 09/10) | Papibakigrafo

  3. Pingback: Humortalha.com » Blog Archive » Linkando amigos 5

  4. Pingback: Melhores Links da Semana | Trocistas - Humor de Primeira Qualidade!

  5. Pingback: Zona Nerd – Seu refúgio do mundo normal » Blog Archive » Game World 2011 – Com o N3DS na mão!