Às vezes, fazer seu pacote de dados de Internet móvel durar até o final do mês parece uma verdadeira batalha. Mas há alguns truques que podem te ajudar nessa tarefa: é possível turbinar a conexão do seu celular, com aplicativos que ajudam a economizar dados móveis e evitando os apps que mais consomem a franquia. A convite da Claro TV fizemos uma listas com dois grupos de aplicativos: os amigos do 3G/4G e os ladrões de dados.

Dez aplicativos que mais consomem dados
O primeiro passo para fazer seu pacote de dados durar é evitar os ladrões de bytes. Alguns programas para celulares consomem muita Internet, causando interrupção na navegação, redução da velocidade ou uma fatura mais cara para pagar. Um estudo feito pela Avast Software, com informações de três milhões de dispositivos Android, indicou dez aplicativos que mais consomem os dados móveis de celulares e tablets.

1. Netflix
Por carregar vídeos de alta qualidade e longa duração, como episódios de séries e até filmes completos, o serviço de streaming lidera a lista. Melhor não abusar!

2. SmartNews
O aplicativo que compila notícias de agências internacionais é vilão ao carregar textos, fotos e vídeos e ainda permitir a visualização do conteúdo offline. Ou seja, mais download, menos dados móveis.

3. The Guardian
O app britânico é excelente para ler as notícias de todo o mundo, mas como também disponibiliza leitura offline, além de diversos alertas personalizados, acaba gastando muitos bytes de qualquer conexão.

4. Snapchat
É claro que o Snapchat estaria na lista. Afinal, você pode ficar um tempão vendo fotos e vídeos de curta duração, cheios de efeitos que deixam as imagens ainda mais pesadas. Resultado: “você atingiu o limite da franquia” 🙁

5. Google Planilhas
No meio corporativo é muito comum compartilhar arquivos de tabelas com muitas informações. Quanto mais complexa a planilha, mais pesado o arquivo e mais dados vão embora. Deixe para acessar o Google Planilhas quando estiver no wifi.

6. Google Docs
É quase igual ao Google Planilhas e tem os mesmos problemas: ao criar, editar, compartilhar ou colaborar com arquivos grandes demais, a internet vai embora. Adeus, franquia!

7. Sky News
No mesmo esquema do The Guardian, esse app é o serviço de notícias da Sky. Com muitos textos, imagens e vídeos, não há conexão que aguente.

8. Spotify Music
A gente adora ouvir uma música enquanto está andando por aí, mas o streaming do Spotify consome bastante o 3G e o 4G, pois arquivos de áudio são mais pesados que simples textos. É mais econômico ter suas músicas preferidas salvas no cartão de memória.

9. Wattpad Free Books
Este é um serviço de download gratuito de livros para ler offline. Quanto mais textos baixar, menos sobra do seu pacote de dados.

10. Clean Master
Apesar de ser uma mão na roda para quem tem arquivos demais ocupando espaço desnecessário no celular, o Clean Master tem muitos anúncios publicitários em forma de imagens que acabam consumindo bastante da internet celular.

Apps que ajudam a economizar dados
Os aplicativos a seguir funcionam monitorando o quanto de internet móvel é gasta pelo smartphone e otimizam o uso dos dados celulares:

1. My Data Manager
Gratuito e disponível para Android e iOS, o My Data Manager monitora o volume de dados utilizados e estima qual seria o consumo final quando a franquia acabar. Com notificações personalizadas, o app mostra o padrão de consumo do usuário, se o limite do pacote está chegando e se ainda resta muito para gastar até o final do mês. Uma mão na roda!

2. Opera Max
Esse aplicativo mostra quase tudo o que acontece com sua internet móvel: os apps que mais consomem, o volume total de dados e faz comparativos interessantes. A seu pedido, o programa também bloqueia o uso de dados celulares em aplicativos, define quais apps devem rodar em segundo plano e traça metas para economia da franquia. O melhor é que o Opera Max comprime vídeos do Youtube d a Netflix, prometendo economia de até 50% no pacote de 3G.

3. Ovano Count
Este app mostra quanto você gastou de dados móveis por dia, mês, ano e até por um período personalizado. Também mostra quais os aplicativos roubam mais internet no segundo plano e, como diferencial, compara o total dos seus gastos com os consumos dos outros usuários.

4. 3G Watchdog
Esse app é para aqueles que não conseguem controlar o impulso de entrar na internet pelo 3G ou 4G. Ele simplesmente bloqueia a internet móvel do celular se a franquia estiver próxima de terminar, assim você sempre fica atento para economizar e usar só para as ações mais importantes. O aplicativo também faz todo o monitoramento de dados móveis que os concorrentes.

5. Mobile Counter
O Mobile Counter tem o diferencial de produzir relatórios completos que indicam os aplicativos que você mais utiliza e quanto eles representam no consumo de dados. Assim, você fica mais atento sobre quais apps evitar. O programa é leve, funcional e prático e também monitora o consumo do plano de dados, notificando o usuário sempre que a franquia estiver no fim.

Comentários