Cidade metrópole da região à 90km da capital, eu sempre defendi minha querida Campinas como se fosse uma pequena São Paulo. Mesmo sabendo que a cidade não é polo turístico, gostaria de facilitar a vida de qualquer nerd que estiver de passagem algum dia por essas bandas, então ai vão algumas dicas das coisas maneiras por aqui:

Metropoly Bar
Localizado em Barão Geraldo, sub-distrito dedicado à Unicamp, o Metropoly Bar, além de trazer ótimas opções de porções e lanches, tem como diferencial a “locação” de jogos de tabuleiros à vontade mediante o pagamento da entrada de R$15.

São jogos que vão desde os mais avançados importados até aqueles da nossa infância como Pula-Pirata e Quebra-Gelo, todos contando com assistência de monitores para lhe ensinar as regras básicas. Mesmo para os nerds que já consomem jogos de tabuleiro, é uma ótima oportunidade de experimentar algo novo antes de investir seu dinheiro em uma nova aquisição. A jogatina rola de quarta a domingo, a partir das 18h.

Yoou Geek
Caçula dos points nerd da cidade, a Yoou Geek abriu em Dezembro de 2016 e chegou para chamar atenção. Essa hamburgueria traz com orgulho um ambiente diferenciado com decoração de ótimas referências geek, iluminação por lightsabers e até um Trono de Ferro e um Chapéu Seletor para tirar foto.

Além de rango, a Yoou Geek tem também loja de figuras de ação e decoração nerd bem enxuta, torneio de jogos de mesa e eventos com participação de personagens. O segundo andar conta com um telão que passa trailers de filmes e jogos e em dias especiais transmitem partidas de e-sport e outros eventos. Localizada no Cambuí, esse local de nerdice tem uma fachada imponente e com certeza merece sua visita.

Arkave – Jogos em VR
Nem todos já tiveram a chance de experimentar um jogo VR maneiro, se esse é o seu caso, então o Arkave, um incrível salão de jogos em realidade virtual localizado no Shopping Parque D. Pedro, é a sua pedida. Com jogos disponíveis para todas as idades, você poderá comprar sessões de jogos a partir de R$15,00 para até 4 pessoas.

O diferencial dele fica por conta do equipamento usado, que, em certas sessões, é totalmente sem fio, sendo que você usa uma mochila com o console do jogo. Com certeza um valor acessível e justo para uma atividade bem diferente.

Challenge Room
Segundo minha teoria, a cada quatro estabelecimentos de um ramo específico existentes na capital, nós temos um aqui. Sendo assim, depois da chegada e expansão das casas de escape room em São Paulo, nós recebemos a Challenge Room. Caso você não saiba do que eu estou falando, familiarize-se com o assunto vendo nossos reviews aqui.

Presente também no bairro do Cambuí, a casa de escape traz quatro salas para até 10 pessoas em aventuras de 60 minutos. Ótimo atendimento e simpatia são diferenciais da equipe desse escape, sempre dispostos a explicar tudo aos iniciantes. Então, mesmo que você não conheça o jogo direito, vale conhecer mais esse local.

Milord Taverna Medieval
Se você é chegado em RPG de fantasia ou aventuras medievais de filmes e séries, uma visita a esse belíssimo estabelecimento localizado próximo ao centro da cidade é obrigatório. Além de comida rústica de qualidade, que envolve carnes, vegetais, pães, ervas e bebidas geladas com bom custo/benefício, o que chama mais atenção é o cuidado com a ambientação.

O local inclui um grande salão com palco para apresentações de dança e bandas medievais, decoração com espadas, bandeiras, elmos, brasões e escudos e atendimento por miladys e lords totalmente caracterizados. Além de tudo isso, a Milord Taverna Medieval ainda realiza diversos eventos temáticos, como noite das bruxas, exibição de episódios de Game of Thrones e sessões de RPG durante a semana.

Carroça Medieval
Depois de escutar uma boa música folk na Taverna Milord, você pode experimentar algo mais rústico conhecendo a Carroça Medieval. Composta de um “food truck” em um terreno aberto e todo decorado, a Carroça traz um cardápio bem caprichado, com preços bacanas e até com refeição infantil com brinquedo de brinde, e o melhor de tudo, sem taxa de serviço. O diferencial da Carroça fica por conta das diversas atividades gratuitas presentes em seu espaço, como arremesso de ferradura, arco e flecha, tiro com dardo, arremesso de machado e até adereços medievais para tirar foto.

Em dias específicos, há eventos de combate medieval com armadura e tudo mais, além de workshop de luta medieval com espada de espuma e diversas outras competições. Uma proposta diferente com preço justo é que fazem a Carroça Medieval uma ótima adição para a cidade.

Lojas de Quadrinhos e Figuras de Ação
Resolvi juntar todas as lojas de quadrinhos e semelhantes da cidade e fazer um resumo rápido delas, vamos lá!

Próximo ao centro, temos três boas lojas que ficam a menos de 5 minutos a pé uma da outra que merecem sua visita: A Garagem Comics é um sebo especializado em publicações de quadrinhos, revistas de cultura pop antigas e video-games retro. A Attack Comic Shop traz material mais novo como mensais e encadernados e alguns itens de colecionador de quadrinhos e anime; E a Comic City também traz material novo, além de lanchonete e venda de figuras de ação usadas e bem conservadas.

No quesito mais focado em colecionáveis, temos o Empório Secreto com as novidades mais recentes de colecionismo, mas que, por enquanto, estão em período de mudança de loja física. Uma outra ótima opção é conhecer a Coleciona dentro do Shopping Iguatemi. Vindo de uma franquia forte presente na capital paulista, a loja inaugurou em Setembro de 2018 e traz uma ótima gama de produtos que incluem colecionáveis articuláveis mais comuns, como Marvel Legends, Funko Pop e DC Figures, figuras japonesas da Bandai, diversas opções de miniaturas de veículos de de filmes e série e muitos brinquedos de coleção. Com certeza um dos melhores pontos para se conhecer.

Lojas de Jogos de Mesa
Apesar de maioria das jogatinas rolaram muito mais no Metropoly Bar, há outros dois locais da cidade conhecidos por terem encontros de jogos de tabuleiro, jogos de miniatura e principalmente cardgames como Magic, Yu-gi-oh! e Pokémon.

Há tempos algumas lojas especializadas tentam se manter na cidade apenas com esses tipos de produtos, mas sabemos que não é fácil. Então, se for esse o seu gosto, não esqueça de reservar um tempo para conhecer o espaço da Guilda Games e da PowerHouse.

Livrarias em Shoppings
Apesar de não ser tão diferencial, as livrarias de nossa cidade merecem uma menção honrosa para o viajante que quiser visitar um shopping.

No Parque Dom Pedro Shopping temos a Livraria Leitura com uma gama incrível de livros, DVDs, eletrônicos e que também organiza torneios de Magic e outros jogos, fazendo um point para os jogadores dentro do shopping. Outra unidade da Livraria Leitura também se encontra no Campinas Shopping com ótima opções de jogos da tabuleiro, cardgames e presentes divertidos bem variados que podem agradar vários públicos.

No Shopping Iguatemi Campinas temos a Saraiva com uma grande seleção de produtos e que regulamente faz eventos de lançamentos de livros e jogos com a presença de autores e convidados ilustres e a Livraria Cultura, que, além dos livros e DVDs, possui um espaço Geek.etc voltado ao público nerd, com action figures, jogos de tabuleiro, quadrinhos, cardgames e várias temporadas de séries e desenhos.

Eventos Sazonais
Toda cidade do interior tem seu circuito de convenções de cultura pop, popularmente denominado por mim como simplesmente “evento de anime”. Em Campinas temos duas grandes inciativas nesse quesito: O Age Campinas, que realiza eventos em Julho e Novembro e a Campinas Anime Fest, que realiza suas edições em Abril, Agosto e Dezembro.

Ambos os eventos são parecidos: Muitos otakus, stand de vendas, jogos de vídeo game, artistas independentes, mesas de jogos, torneios e presença de Youtubers, dubladores e outras celebridades menores. Se você gosta dessas coisas, sempre vale uma pesquisa para saber quando o próximo vai rolar.

Por fim, uma menção honrosa à Bubble Fest Campinas, um evento de esportes outdoor divertidos que inclui archery tag, pebolim humano e luta de cotonetes. Esse evento é realizado pela Bubble Sports Brasil e desde Junho de 2016 foram 3 edições em Campinas. Se você não tem preguiça de exercício, é bom acompanhar essa turma.

É isso galera, tentarei manter essa postagem atualizada, mas lembre-se de conferir se o local ainda existe ou se está no mesmo lugar antes de visitar. Bom rolé a todos.

Você também pode gostar disso

Comentários