O segmento de jogos de tiro online vem se popularizando desde o início dos anos 2000. Foi esse tipo de jogo que alavancou as “Lan Houses” peloBrasil. Diante da disponibilidade da tecnologia atualmente, é difícil de imaginar um local onde as pessoas podiam pagar o uso de computadores por hora,e ficavam o dia todo se desafiando em títulos como CounterStrike e Call Of Duty. Hoje as condições são diferentes, mas o número de fãs dessa modalidade segue crescendo. No momento, o jogo Overwatch é o de maior sucesso.

Overwatch na Gamecon por Pe3k do Shutterstock

Trata-se de um game cheio de ação,onde o jogador precisa ser rápido para ser bem-sucedido, sem perder a atenção para não ser pego de surpresa por jogadores escondidos nas sombras, prontos para eliminá-lo. Em Overwatch, o jogador escolhe um personagem entre 30 disponíveis, que será parte integrante de uma equipe de 6 atiradores. É preciso procurar e derrotar personagens do outro time e cumprir alguns objetivos específicos. Divertido, simples e eficiente, o jogo virou coqueluche entre os apaixonados por ação e cooperação online.

Overwatch – Diferentes personagens, diferentes funções

Escolher entre as dezenas de opções de personagens é só um dos preparativos para ir bem em Overwatch. Depois disso,é preciso selecionar o tipo de papel a ser desempenhado na equipe. São 4 as opções: Ofensivo, Defensivo, Tanque e Suporte.

No modo Ofensivo, o jogador fica como o principal artilheiro de sua equipe, buscando os inimigos e atacando do modo mais destrutivo possível. Em um primeiro momento, é a função mais divertida, mas ela requer muitos cuidados. Não basta ser um bom atirador; é importante ser também um estrategista. Na função Defensiva, a função do jogador é defender sua área no campo de batalha, impedindo que a equipe inimiga avance para o seu território. Aqui também é importante uma visão estratégica – o jogador deve defender postos específicos que serão atacados pelos inimigos e realizar o contra-ataque.

Como Tanque, o jogador atua na linha de frente – ou ponta-de-lança, auxiliando os colegas de equipe, liderando a movimentação tática ofensiva e destruindo o máximo de posições protegidas pelos adversários.Para esse modo, é importante contar com personagens de maior resistência aos ataques dos inimigos. Já a função de Suporte é fundamental para a longevidade e resistência da equipe no campo de batalha. Os personagens escolhidos para a função de Suporte protegem e curam seus colegas de time, entregando suplementos de velocidade, aumento de dano e, claro de recuperação de energia.

Entre os personagens de Overwatch, um brasileiro

Jogos que contam com muitas opções de personagens costumam prestigiar os públicos dos países com mais jogadores. Não é diferente em Overwatch. A exemplo do que acontece desde o início dos anos 90, com Street Fighter, os desenvolvedores de Overwatch criaram um brasileiro para guerrear – trata-se de Lúcio.

Seguindo a visão clássica que os estrangeiros têm dos brasileiros, o herói tupiniquim de Overwatch usa um uniforme com as cores da bandeira nacional e seus poderes estão ligados ao som e à música.Antes de entrar no campo de batalha, o grito de guerra de Lúcio é “Vamos lá galera, essa é nossa!”. É importante lembrar que o jogo está totalmente dublado em português nas plataformas PC, PS4 e Xbox One.

Atualizações e um novo personagem – Baptiste

O jogo Overwatch recebe tradicionalmente diversas atualizações para equilibrar as habilidades de seus 30 personagens,com o intuito de deixar as partidas mais justas e divertidas. Os desenvolvedores do jogo estão sempre atentos às solicitações da comunidade de jogadores e costumam atender bem os seus anseios. Desde o seu lançamento, em 2016, o game atualizou as habilidades de dezenas personagens, e nem sempre essas mudanças agradaram, gerando polêmicas entre os jogadores.

Na última grande atualização de Overwatch, os jogadores receberam um novo e importante personagem – o especialista em suporte Baptiste. O médico de combate equilibra bem as capacidades ofensivas e defensivas. As principais habilidades de Baptiste permitem curar os colegas de equipe, oferecer invencibilidade temporária e aumentar o dano do time na linha de ataque.

A arma que Baptiste carrega tem dois modos distintos de disparo. O primeiro dá uma rajada de três tiros hitscan (sem tempo de viagem designado), que causam entre 12,5 e 25 pontos de dano cada. O segundo é um modo-granada, que devolve 60 pontos de vida aos aliados de equipe dentro de um raio de 3 metros do ponto de contato. O lado negativo é que a cura não se aplica ao próprio Baptiste. Porém, a característica mais interessante de Baptiste é o chamado “Campo de Imortalidade” que ele fornece. A função previne que as vidas de Baptiste e de seus aliados fiquem abaixo de 20% de seu valor máximo. Baptiste lança uma parelho de 250 HP e que pode ser destruído pelo time adversário, que gera um campo de 6 metros de raio. A proteção dura 8 segundos e meio e tem tempo de recarga de 20 segundos. Tempo suficiente para causar muito estrago na equipe adversária. Porém, para desfrutar dos efeitos de imortalidade é mandatório que o dispositivo esteja na linha de visão do novo personagem.

Comentários