São Paulo capital é uma das cidades mais plurais do Brasil, tendo “tudo que você possa imaginar” disponível. Isso não é diferente com o mundo geek, com diversas opções para os mais variados gostos e “tribos”. Pensando nisso, decidimos escolher cinco lugares geeks que todo amante desta cultura deve ir pelo menos uma vez na vida.

Checkpoint na Ludus Luderia
Este é um bar especializado em jogos de tabuleiro com mais de 900 jogos e monitores que te ensinam a jogar. Um lugar descontraído localizado na Rua Treze de Maio, 972, no Bela Vista, perfeito para você levar sua namorada(o) para conhecer o mundo geek enquanto toma uns bons drinks.

Segundo o site oficial da Checkpoint, são mais de 900 jogos de tabuleiro nacionais que se misturam entre os clássicos e modernos. Pode jogar clássicos como xadrez, dominó, tranca, Banco Imobiliário, Detetive, Jogo da Vida etc. 

Santa Efigênia
A Santa Efigênia é um lugar conhecido pelo mundo Geek por seu grande apelo a tecnologia, já que lá você encontra “de tudo”. Smartphones, peças de computador, jogos, consertos de videogames e tudo mais. 

Por lá, é fácil encontrar também lanhouses para jogar online, mesmo que estes tenham “saído de moda” já há algum tempo, encontrando games para jogar com os amigos ou até mesmo aqueles de online cassino.

Comix Book Shop
A Comix Book Shop é a maior loja de quadrinhos e mangás do Brasil e fica localizada na Alameda Jaú, 1998. Fundada em 1986, a ideia é formentar o mercado e “aproximar cada vez mais o público do maravilhoso universo das histórias em quadrinhos”, segundo o site oficial.

Há diversas ações de divulgação, como eventos, lançamentos, ações em escolas, faculdades, feiras de livros e outros. A ideia é seguir as tendências do mercado, sendo que em 2001 ela criou uma feira de quadrinhos que começou com um público de 250 pessoas e atualmente se transformou numa das maiores feiras de quadrinhos da América Latina, a FEST COMIX, com mais de 15 mil visitantes, com um número crescente a cada ano.

“Mantendo sempre uma excelente relação de parceria e cooperação com os seus fornecedores, a COMIX BOOK SHOP consegue levar e manter um acervo atualizadissímo para atender as expectativas dos seus clientes. O grande sucesso da COMIX, deve-se ao fato de seus funcionários e diretores trabalharem com o que gostam, com transparência, qualidade e dedicação. E isso faz com que nossos clientes sejam os nossos melhores canais de propagação da marca.” – diz o site. 

Studio Geek
Semelhante ao Comix Book Shop, o Studio Geek é inteiramente focado no universo nerd, mas dedicando-se a peças como vestuário, canecas, objetos de decoração, acessórios e tudo relacionado a este mundo.

A ideia é desenvolver produtos originais de alta qualidade para um público exigente, além de que eles não são adeptos da pirataria, desenvolvendo produtos licenciados.

“Nós não subestimamos sua inteligência. Nós não criamos coisas que não gostaríamos de ter. Nós levamos o entretenimento e a cultura pop a sério.”

Impressiona o quanto eles são atentos aos detalhes, com roupas com costuras reforçadas, etiquetas e estampas originais. Desse modo, alguns produtos saem com um preço um pouco mais elevado do que uma loja tradicional do gênero, mas acaba compensando no custo-benefício. 
O Studio Geek fica na Alameda Jaú, 1988, no bairro Jardins. 


Iron Studios
A Iron Studios  fica localizada na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 946, no Jardins, com uma filial no Shopping Nova América no Rio de Janeiro. Sendo uma empresa especializada na fabricação de estátuas colecionáveis de alto padrão, os tradicionais Action Figures, há diversos produtos licenciados da Marvel, DC, Disney, Star Wars, etc. 

Via de regra, os produtos estão na escala 1/10, mas há modelos maiores de 1/6 e 1/4, e dependendo da estatueta, há detalhes produzidos em tecido real e um die-cast. Devido ao bom trabalho, a Iron Studios ganhou prêmio de melhor estatueta de tamanho médio no ano de 2015 pela peça “Magneto vs Sentinel”.

Lá é possível encontrar estatuetas não só de personagens do mundo dos videogames ou animes, como até mesmo do seriado Chaves, como o Sr.Barriga e o Seu Madruga. 

Comentários