Quantas vezes você já ouviu que, para aprender inglês, é preciso praticar? Treinar a escrita, a leitura, a fala e a audição com frequência é importante para o processo de conhecimento, tanto para a fixação quanto para auxiliar na familiaridade com o idioma. Para quem gosta de séries, uma boa alternativa de estudo é assistir a elas com a legenda em inglês. Esta é uma forma simples de estar em contato com a língua e, assim, estimular a conversação.

Student sitting at desk with a laptop do Shutterstock

Algumas séries utilizam linguagem mais simples e acessível, o que pode ser o pontapé inicial para quem está começando a estudar inglês. Outras fazem uso de gírias e trazem uma comunicação mais informal, o que pode ser o auxílio adequado para a naturalização da fala para quem está no nível intermediário. Já aquelas que contam com diálogos mais elaborados devem ser a preferência de quem está no nível avançado.

Confira a lista de seis séries para treinar inglês:

Hora de Aventura: um misto de aventura, comédia e fantasia, a série de desenho animado acompanha as peripécias do menino Finn e de seu melhor amigo Jake, um cão com superpoderes, na pós-apocalíptica Terra de Ooo. Cada episódio tem cerca de 11 minutos de duração.

Apenas um Show: divertida e irônica, a série, também em formato de desenho animado, mostra a rotina dos amigos Mordecai e Rigby no parque municipal onde trabalham. Ao lado de outros personagens, estão sempre aprontando para fugir do trabalho, o que rende aventuras surreais. Os episódios são curtos, com cerca de 11 minutos, e a linguagem simples, o que facilita o entendimento de quem está começando a estudar inglês.

Friends: a série mais popular de todos os tempos pode auxiliar no ensino de inglês. O dia a dia dos personagens Rachel, Ross, Chandler, Monica, Joey e Phoebe garantem não só muitas risadas, como também, uma fácil compreensão auditiva. Os diálogos são leves, mas possuem expressões e gírias americanas, sendo recomendados para quem está no nível intermediário. Os episódios têm duração de cerca de 20 minutos.

Modern Family: A série acompanha a rotina da família Pritchett. Os diálogos são leves e divertidos. A matriarca Glória, uma bela colombiana, também vive o processo de se familiarizar com o idioma. Os episódios possuem, em média, 20 minutos.

Breaking Bad: um dos maiores sucessos da última década, a série retrata a vida do químico Walter White, um homem brilhante, mas frustrado profissionalmente, que precisa lidar com a doença do filho e a gravidez da esposa. Por ter diálogos mais elaborados e usar termos específicos, é indicada para quem possui um pouco mais de compreensão do idioma.

House: ambientada num hospital universitário, mostra a realidade do médico Gregory House, uma figura de comportamento antissocial e distante dos pacientes, o que não o impede de ser um dos mais eficientes profissionais. A série também apresenta diálogos elaborados e uso de termos específicos.

Se você ainda não sabe como está no inglês, pode fazer o teste de nivelamento do CCAA para descobrir e escolher as séries a que vai assistir. Aprender inglês com séries é divertido e eficiente. Para saber como anda o seu conhecimento do idioma, faça o teste de nivelamento no site do CCAA e saiba por onde começar.

Comentários