Como é participar de uma Global Game Jam

Depois de passados alguns dias e eu finalmente ter conseguido me recuperar, estou aqui para escrever sobre a experiência de participar de uma Global Game Jam.

Primeiramente, o que é a Global Game Jam? A GGJ, para os íntimos, é um evento internacional de produção de games e acontece simultaneamente em vários locais do mundo. Os participantes se inscrevem para os “sites” (no sentido de local, não no sentido de pagina da internet) que forem mais próximos ou mais interessantes e têm 48 horas para produzir um jogo com um tema que é revelado no inicio de cada jam.

global game jam brazil

E como é, de fato, participar de uma GGJ? Não vou mentir para vocês, é puxado e cansativo, são apenas 48h para que você (junto com sua equipe) elaborem um jogo de sua concepção até o produto final, ou seja, 48h para ter uma ideia a partir do tema, elaborar o game design, fazer a arte, programar, inserir(e talvez compor se tiver algum músico no grupo) música, testar e por fim publicar no site da GGJ, tire destas 48h o tempo necessário para comer, ir ao banheiro, dormir (nem que seja pouco, pois varar os dois dias direto sem dormir não só é muito difícil como pode fazer mal para sua saúde e para sua produtividade) e tomar banho (por favor, tome banho). Já dá pra ter uma ideia de como o prazo é apertado.

Apesar da correria e do cansaço, a experiência é extremamente gratificante e é um exercício fantástico para qualquer que seja a área na qual você tomou parte na criação do jogo. Este ano foi a terceira GGJ da qual eu participei e me diverti e aprendi muito em todas as três. No fim da Jam sempre fica a sensação de dever cumprido e a de que você agora sabe muito mais do que sabia 48 horas antes, além disso, você conhece pessoas que possuem um interesse em comum com você e que podem se tornar contatos profissionais e/ou bons amigos.

ilex global game jam 2015 unicamp campinas

Por fim, se isso te inspirou a participar da próxima GGJ, aí vão algumas…

Dicas de sobrevivência para a Global Game Jam

• Lembre-se que são apenas 48h (até menos) e leve isso em consideração na hora de conceber o jogo. A ideia de um jogo de mundo aberto onde você começa com um homem das cavernas e pode coletar elementos da natureza e combina-los entre si para criar objetos tecnológicos, passando esse conhecimento de geração em geração até fabricar seu primeiro foguete com motor de dobra pode ser fantástica, mas será que cabe dentro do prazo?

• Não se estresse se não der tempo de fazer tudo que você queria, isso é normal e acontece com muita gente, as vezes faltam mais fases, não deu tempo de por todos os efeitos sonoros ou você queria trocar aquela animação de pulo… Mas se ao fim da Jam você tiver um produto jogável e que represente a ideia original, parabéns, você cumpriu o objetivo do evento.

• Seja farofeiro. Ok, não precisa realmente levar frango com farofa, mas levar pelo menos uma garrafa de água e alguns lanchinhos é bom, energéticos também podem ajudar na hora do sono. Alguns locais de evento disponibilizam cafeteira, forno de micro-ondas, etc, então verifique com a organização que tipo de facilidade estará disponível lá.

global game jam 2015

• Tente usar uma ferramenta que você tenha alguma familiaridade, mesmo que não seja especialista. Esta familiaridade vai te ajudar na hora de fazer o jogo eliminando a necessidade de procurar as coisas mais básicas. Isso é bom para caso você vá começar a aprender alguma coisa do zero lá, pois na hora pode perder uma parte de suas preciosas horas tentando descobrir como pilotar o novo software em questão.

Se existir a necessidade de usar um programa com o qual você não tem familiaridade nenhuma (pode ser que seja sua primeira vez como desenvolvedor, ou seu grupo quer usar uma ferramenta que você não conhece) e você souber disso antes procure pelo menos alguns tutoriais básicos antes do evento para você não chegar lá cru de tudo.

• Se você não tem um grupo definido antes de ir para a GGJ não desista de ir, o pessoal normalmente é muito receptivo e provavelmente você encontrará um grupo para participar.

• Se possível tente ir com o mesmo grupo (ou parte dele) mais de uma vez, quanto mais você trabalha com as mesmas pessoas melhor é a integração entre vocês e o trabalho rende mais.

bunker game pc android ilex

Espero que você tenha ficado ao menos curioso sobre participar de uma Global Game Jam. Antes de ir embora vou deixar o link para o jogo Bunker, no qual eu participei do desenvolvimento na Global Game Jam 2015, cujo tema era “What do we do now?”. Links para versões para Windows/Linux ou Android.

Quem quiser pode acessar todos os jogos feitos nessa última edição realizada na Universidade de Campinas clicando aqui, ou se quiser ir mais fundo, nessa mesma página você pode navegar e ver todos os jogos que foram enviados pelo mundo todo! Divirtam-se!

2 comentários sobre “Como é participar de uma Global Game Jam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *