O futuro da internet – e como ele afetará os seus negócios online

Já faz quase 10 anos que se ouviu falar da Web 3.0 pela primeira vez. Esse nome é dado para descrever o futuro da internet. E é aí que você deve estar se perguntando: futuro da internet? Como assim? O que será diferente, e como isso pode impactar negócios?

E será que ela pode impactar pessoas que querem começar seu próprio negócio?

Para explicar melhor o que é a Web 3.0, precisamos falar brevemente sobre o passado e o presente da internet: Web 1.0 e Web 2.0.

Woman working on laptop do Shutterstock

A Web 1.0
Se você já tem mais de 30 anos, conheceu a internet em sua primeira fase. Os primórdios da world wide web eram muito mais simples do que hoje em dia. Tanto a concepção quanto a capacidade da internet dessa época eram muito reduzidas: tratava-se de uma ferramenta de apenas leitura.

Se você não tinha idade o suficiente, ou sequer era vivo nessa época, é importante saber que não haviam redes sociais, blogs, Youtube ou qualquer coisa do tipo. A web era utilizada como um painel onde algumas pessoas, desenvolvedoras, colocavam conteúdo. O conteúdo é limitado, reduzido e estático. O público poderia apenas consumir o que estava ali e seguir com a informação obtida. Nada mais.

A Web 2.0
A Web 2.0 é o que nós já conhecemos. O conceito da internet a partir dessa época era de leitura e escrita. Isso quer dizer que o conceito se baseia na interatividade.
Assim foram se desenvolvendo muitas ferramentas, dentro da internet, para que os usuários pudessem reagir ao conteúdo. Foi como surgiram os blogs, a Wikipédia e o Youtube. A produção do conteúdo é livre para qualquer usuário fazer, por meio de softwares, aplicativos e gadgets que facilitem para as pessoas. Não é mais necessário ser desenvolvedor ou alguém com maior poder para isso.

Ao mesmo tempo, todo o público também tem acesso como leitor. Todos podem falar e todos podem ouvir. É também como surgiram todas as outras redes sociais. A produção de conteúdo foi democratizada.

E a Web 3.0?
O conceito da Web 3.0 é um pouco diferente, já que não traz grandes mudanças dentro dessas relações já descritas anteriormente. É onde críticos do conceito mais apontam problemas.
No entanto, a Web 3.0 promete grande diferença na internet como ela é. O que muda é a maior participação dos computadores. Seu conceito é de leitura, escrita e execução.
A Web 3.0 usaria os avanços tecnológicos para fazer com que softwares, robôs, mecanismos de pesquisa e tudo o mais passassem a ter maior participação e importância para o usuário. Isso se daria a partir da Web Semântica, criada por Tim Berners-Lee – que criou, também, a internet.

A Web Semântica seria a inteligência dos computadores para analisar todos os dados colhidos e cruzar informações. Isso facilitaria muito a nossa vida e nossa experiência virtual.

Tomemos o Google como exemplo. Quando você digita uma simples palavra para efetuar uma busca, seus resultados serão vagos, e você já sabe disso. Na melhor das hipóteses, será filtrado de acordo com assuntos mais comentados no momento, o que pode se distanciar muito do que você quer.

Com a inteligência dos aparelhos em ação, sua busca será uma reunião muito mais interessante e relevante de dados, baseados não apenas na busca inteligente (e não por palavra, como a do Google) mas também na personalização do que é ideal para você, a partir de todos os seus dados coletados.

É aí também que aparece a internet das coisas, como se diz. Cada vez mais aparelhos estão com funcionamento de internet, um sistema operacional e capacidade de conversar com outros aparelhos. Por exemplo os novos relógios que são sincronizados com celulares. Eletrodomésticos estão nesse caminho inteligente, os televisores já são todos smart, e em breve todos conversarão entre si, usáveis no corpo, na casa, no carro etc.

Toda a sua vida, seus hábitos pessoais e virtuais, tudo será transformado em dados, que serão devidamente analisados e cruzados para te dar uma experiência totalmente personalizada e otimizada.

Hoje em dia apenas temos bancos de dados, mas sem robôs e softwares que os analisem.

E como isso pode impactar nos negócios, afinal?

O impacto será muito grande. Com o oferecimento de aplicativos e widgets que facilitem a navegação e as buscas dos usuários, suas opções por compras online, por exemplo, já terão um filtro personalizado antes de qualquer compra ser efetuada.

Isso pode facilitar muito seus negócios online. Se você oferecer esse tipo de facilitador, pode ser que o consumidor tenha mais chances de comprar, já que vê primeiro o que provavelmente lhe interessa.

Por outro lado, você pode desenvolver e oferecer esses serviços inteligentes para pessoas comuns e para outros negócios. Como o futuro estará nessa intensa análise de dados coletados constantemente, investir no desenvolvimento de tudo o que está ligado à Web Semântica é certeiro.

Não acredita? Veja como a Google comprou empresas de Web Semântica na última década e tire suas próprias conclusões.

É uma excelente fase para começar um novo trabalho. Se você quiser saber mais sobre como trabalhar de casa ou começar um site de sucesso, que dê dinheiro, visite ComeceTrabalharemCasa.com

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