Depois de um tempo sem escrever nada, resolvi retomar a coluna falar um pouco de uma série de desenhos bem marcantes do herói, que junto com o Homem de Ferro, é um dos meus favoritos: Homem-Aranha. Spider-Man teve ao todo 10 versões para televisão, sendo 3 delas versões live action (uma delas japonesa, considerada um tokusatsu).

Spider-Man (1967)
A série teve 3 temporadas e um total de 52. Era um típico desenho animado da década, sem ligação entre os episódios, cheia de lição de moral com direito até a recadinho do Aranha no final de alguns episódios. Mas considerando que era pioneiro, ele teve ótima aceitação junto ao público graças a sua semelhança com os quadrinhos da época. Merece destaque também por seu tema de abertura que é famoso até hoje e até apareceu na sua 2ª versão cinematográfica (mendiga japa do violino).

spiderman2Spidey Super Stories (1974)
Foi sua primeira versão live-action e considerada por alguns um pequeno erro, pequeno mesmo, pois seus episódios tinham apenas 5 minutos e eram num formato mais infantil, que um narrador contava curtas histórias do herói em uma mistura de atores e cenas de quadrinhos.

The Amazing Spider-Man (1977) & スパイダーマン Supaidāman (1978)
Convenhamos, Homem-Aranha é definitivamente uma série para nem se tentar fazer um live-action periódico que conseqüentemente teria um orçamento meio baixo. Acredito que são muitos efeitos, vilões muito estilizados e acrobacias que nem campeões conseguem, mas mesmo assim, a série de 77 fez um pouco de sucesso graças ao Peter Parker bonitão. Só um adendo: Supaidāman é uma versão não autorizada pela Marvel que a única semelhança com o original era a roupa, pois contava a história de um motoqueiro que ganhava os poderes e um megazord em forma de leopardo de um alienígena do Planeta Spider.

Spider-Man (1981) & Spider-Man and His Amazing Friends (1982)
Eram praticamente a mesma série, já que uma começava bem no final da anterior, juntas tinham 50 episódios. A primeira série tinha forte influência do desenho animado pioneiro, vários vilões tinham seus visuais bem parecidos, com alguma exceções que mostravam a evolução da tecnologia em 20 anos, como Doctor Octopus e Mysterio. Foi nesse desenho que começou a haver crossovers, incluindo alguns dos X-Men, Hulk, Capitão América, Red Skull e até o spiderman3Drácula. No desenho seguinte havia as mesmas técnicas de animação, mesmas feições dos personagens, a diferença era o adicional de Flama e Homem de Gelo formando uma equipe com o Aranha, e é claro, um QG altamente tecnológico (sabe Deus como foi montado) secretamente escondido no apartamento que os 3 heróis dividiam.

Spider-Man: The Animated Series (1994)
É agora que o bicho pega! Essa foi a série que obteve maior índice de aceitação dentre o publico em comparação com suas anteriores. Graças a sua técnica de animação híbrida com cenários em computação gráfica, visual moderno dos personagem mas que ainda tinham influência das séries antigas e ao seu formado de episódios que eram divididos em capítulos de 6 a 10 episódios, mas com ligação firme entre um capitulo e outro. Teve ao todo 65 episódios que contavam várias histórias famosas presentes nos quadrinhos como Os Seis Guerreiros Americanos e Guerras Secretas.

spiderman4

Spider-Man Unlimited (1999)
Um dos pontos fracos considerados pelos fãs da série anterior, foi que seu final deixou um gancho muito grande, com o Homem-Aranha viajando entre as dimensões para achar Mary Jane. É aí que entra Homem-Aranha: Ação Sem Limites, que conta que depois de encontra-la, Peter se casou e continuou com sua vida de herói. Para a maioria foi um série bem fraca, já que contava com o herói viajando para outro planeta (Contra-Terra) para salvar o astronauta e filho de seu chefe no jornal John Jameson. Eu particularmente gostava de série, pois colocava o herói num ambiente totalmente novo, com versões bem interessantes de personagem da Terra (como um Dueve Verde parceiro) e com uma roupa extremamente maneira e tecnológica desenvolvida por Reed Richards. Mas como só eu gostava, a série teve apenas 13 episódios.

Spider-Man: The New Animated Series (2003)
Se foi em Spider-Man: The Animated Series que o bicho pegou, foi nessa série que o bicho morreu. Quando todo mundo achava não que podia piorar, lançam esse fiasco. A série era feita com a técnica cel shading pela saudosa Mainframe. Apesar de interessante, era uma animação que não combinava com os movimentos rápidos do personagem (e deixava Mary Jane com peitos estranhos), isso junto com o fato de poucos personagem importantes terem uma releitura, já que a estratégia era apresentar novos vilões fez a série ter apenas 13 episódios também. A única coisa bacana mesmo era sua abertura.spiderman1

The Spectacular Spider-Man (2008)
Quando achavamos que não podia piorar ainda mais, a Marvel…se tira do buraco e lança essa spectacular série. Que conta a história desde o começo de Peter com 15 anos logo depois de adquirir seus poderes, freqüentando o colegial e desenvolvendo sua personalidade e estilo de luta tagarela que o faria tão famoso em todos o universo Marvel. A série tem até agora 26 episódios magníficos que contam a origem de cada um de seus famosos inimigos. Destaque nesse série para a versão nerd de Gwen Stacy, que se mostra amiga de Peter desde o começo e que lhe dá motivos de sobra para ser considerada seu verdadeiro amor (MJ sux). Não sabemos como irão tratar a [spoiler] morte de Gwen pelas mãos do Duende Verde [/spoiler] já que a série está em cima do muro graças a compra da Marvel pela Disney. Só nos resta torcer.

Comentários

12 comentários antigos

  1. Olá peguei o link dessa postagem e coloquei no meu blog, espero que não se importem (Mas coloquei que é do site de vocês). E também coloquei o vídeo do Exterminador do Futuro (mas de novo coloquei que tirei daqui).
    Ps: Meu namorado amou o post do homem-aranha.

  2. Pingback: Tweets that mention TVciado – Homem-Aranha na TV « Zona Nerd – Seu refúgio do mundo normal -- Topsy.com

  3. Pingback: Melhores Links da Semana | Trocistas - Humor de Primeira Qualidade!

  4. Pingback: Links de Muleta #23 | Tigre de Muleta

  5. Salve! Acho que o que eu lembro de ter assistido mais foi aquele de 94, quando passava na “grobis”.
    Vendo a intro vi num dos comentários que a guitarra na músiquinha do começo era o Joe perry que tocava. Pode ser verdad,e ou não, mas que é massa é!

  6. Pingback: TVciado – Conhece/Lembra de Reboot? « Zona Nerd – Seu refúgio do mundo normal

  7. Pingback: Tvciado – Iron Man na TV « Zona Nerd – Seu refúgio do mundo normal

  8. Pingback: TVciado – Animações da Mainframe « Zona Nerd – Seu refúgio do mundo normal

  9. Só um detalhe, a série live-action japonesa de 1978 intitulada “Spiderman” (“supaidaaman” é só a pronuncia japonesa, pois os nipônicos tem a fonética de seu idioma limitada) foi produzida pela Toei com total autorização da Marvel Comics.

    Ele possui um Robô Gigante e não um “Megazorba” como dito na matéria.

    Perlato:
    Tem razão. Foi uma parceria, mas a Marvel não botou nenhum profissional seu para trabalhar, só assinou a autorização. E convenhamos, aqui no ocidente Megazord e robo gigante são sinônimos.

  10. Pingback: Zona Nerd – Seu refúgio do mundo normal » Blog Archive » Primeiro vídeo de Ultimate Spider-Man [VIDEO ON]

  11. Pingback: As séries animadas dos X-Men